
Forró, é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas
e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado
o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste,
como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa. São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó.
O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés dos índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses, porque são ritmos de origem europeia a chula, denominada pelos nordestinos simplesmente "forró", xote e variedades de polcas
europeias que são chamadas pelos nordestinos de arrasta-pé e ou
quadrilhas. A dança do forró tem influência direta das danças de salão
europeias, como evidencia nossa história de colonização e invasões
europeias.
Além do forró tradicional, denominado pé-de-serra, existem outras variações, tais como o forró eletrônico, vertente estilizada e pós-modernizada do forró surgida no início da década de 90 que utiliza elementos eletrônicos em sua execução, como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário, surgido na capital paulista
no final da década de 90, que é uma especie de revitalização do forró
tradicional, que eventualmente acrescenta contrabaixo e violão aos
instrumentos tradicionais, sendo a principal característica os três
passos básicos, sendo um deles o "2 para lá 2 para cá", que veio da polca.
Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Juazeiro do Norte, que sediam as maiores Festa de São João do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, e Teresina, são tradicionais as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.
Origem do nome
O termo "forró", segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó, corruptela do francês faux-bourdon, que teria a conotação de desentoação1 . O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey,
na região noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal),
onde "a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos
desse baile que se chama forbodó"2 3 .
Na etimologia popular (ou pseudoetimológica) é frequente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi inventada uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all.
Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos.
Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal (Rio Grande do Norte) do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.4
Apesar da versão bem-humorada, não há nenhuma sustentação para tal etimologia do termo. Em 1912, estreou a peça teatral "Forrobodó", escrita por Carlos Bettencourt (1890-1941) e Luís Peixoto (1889-1973), musicada por Chiquinha Gonzaga5
e em 1937, cinco anos antes da instalação da referida base militar em
território potiguar, a palavra "forró" já se encontrava registrada na
história musical na gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção
composta por Manuel Queirós e Xerém3 .
Histórico
Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão"já em fins do século XIX.6
O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas
e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em
todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras
regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos anos 60 grandes forrozeiros fizeram sucesso, tais como Luiz Wanderley, Nino e Trio Paranoá, Sebastião do Rojão, Zé do Baião
e muitos outros que, posteriormente, caíram no mais completo
esquecimento. Uma possível causa para esse ostracismo vivido pelos
cantores de forró dos anos 60 e 70 na atualidade pode ser o desinteresse
do grande público pelo forró tradicional, aliado à falta de apoio por
parte dos grandes artistas da MPB regional.
Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas
de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se
consagrados (Luís Gonzaga, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram. Foi nessa década que surgiu a moda do duplo sentido, consagrada pelas composições e interpretações de João Gonçalves. Outros grandes cantores do período foram Zenilton e Messias Holanda.
A década de 1980 foi de crise para o forró, o que fez com que grandes
nomes do gênero carregassem na maliciosidade das letras para atrair a
atenção do público. Foi a década do chamado "forró malícia" representado
por nomes como Genival Lacerda, Clemilda, Sandro Becker, Marivalda
entre outros. Foi nessa década que a bateria (esporadicamente utilizada
nos anos 70) foi inserida oficialmente na instrumentação do gênero,
assim como a guitarra, o contrabaixo e, mais raramento, os metais. A
década de 1980 terminou sem que o gênero conseguisse recuperar o
prestígio e, nos anos 1990, surgia um movimento que procurou dar novo
fôlego ao forró, adaptando-o ao público jovem; era o nascimento do
reinado das bandas de "forró eletrônico", surgidas no Ceará, cuja
pioneira foi a Mastruz com Leite. Outros grandes nomes desse movimento são Calcinha Preta (que impulsionou o crescimento do forró pelo Brasil e pelo mundo a fora), Cavalo de Pau, Magníficos e Limão com Mel.
Gêneros musicais
O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco.
Estilos da dança
O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário:
O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que
exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse
estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se
encontram), também conhecido pelo termo "Cretinagem".4
O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são:
- atrás e ao lado - abertura lateral do par;
- caminhada - passo do par para a frente ou para trás;
- comemoração (xique xique) - passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama;
- giro simples;
- giro do cavalheiro;
- oito (costas com costas) - o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro;
- giro junto;
- giro solto;
- aviãozinho;
- giro ninja;
- quebra de braço;
- panamericano;
- manivela;
- portinha;
- controle de mão;
- facão;
- chanel;
- banana;
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